Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados as modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando então que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento.
O professor Garganta (1998) defende que o processo de ensino-aprendizagem e treinamento do futebol deve envolver situações em que o praticante vivencie não somente a relação com a bola, mas também a estruturação do espaço de jogo e a comunicação com os companheiros de equipe. Essas vivências devem acontecer desde os momentos iniciais da prática (fase anárquica) até o mais elevado nível de jogo (fase de elaboração) durante o processo de formação esportiva.
GARGANTA, J.; PINTO, J. O ensino do futebol. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998.