A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Fonte: Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 17 jun. 2025.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme o texto, é o documento mais recente que guia a educação básica brasileira. Esse documento está presente em diversas práticas de ensino já nos ambientes escolares. Como professor(a), você precisa pensar em seu planejamento de aula e considerar que alguns aspectos que serão trabalhados em sala devem corresponder às expectativas previstas pela BNCC.
Sobre isso e pensando no ensino de língua inglesa nas escolas, acesse a planilha da BNCC – a qual elenca habilidades específicas para cada segmento, série e disciplina, bem como o documento oficial pelo site – o qual descreve o objetivo e as competências direcionadas à cada disciplina: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base em “BNCC em planilha” e “BNCC em pdf”.
A partir disso, na sua atividade de MAPA, você deverá realizar um estudo, baseado nas premissas da BNCC, sobre o planejamento de aula. Para tanto você deve: