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    100%
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    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025 

ATIVIDADE 1 - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025 

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa possuem estruturas gramaticais distintas, pois pertencem a modalidades diferentes: a Libras é viso-espacial e a Língua Portuguesa é oral-auditiva. Enquanto a Língua Portuguesa segue uma ordem canônica sujeito-verbo-objeto (SVO), a Libras permite maior flexibilidade sintática, como a ordem objeto-sujeito-verbo (OSV), sem prejuízo de compreensão. Além disso, a expressão facial e o uso do espaço são recursos gramaticais fundamentais na Libras, servindo para marcar tópicos, perguntas e classificadores. Já na Língua Portuguesa, essas funções são realizadas principalmente por elementos morfossintáticos e entonação vocal.



Fonte: QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.



Com base nos artigos científicos de Braz et al. (2024) e de Passos, Quintino e Silva (2018), elabore um texto dissertativo-argumentativo com no mínimo 25 e no máximo 30 linhas que explore aspectos fonológicos comparativos entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa (oral-auditiva).



No seu texto, aborde os seguintes pontos:



- Como se constituem os parâmetros fonológicos da Libras (tais como configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão facial) e de que forma esses parâmetros funcionam de maneira análoga ou distinta aos fonemas da Língua Portuguesa.



- A importância dos modos e pontos de articulação em cada língua e como esses elementos interferem na formação e no reconhecimento de sinais ou palavras.



- Exemplos concretos, extraídos ou inspirados nos artigos, que evidenciem semelhanças, contrastes e implicações linguísticas e pedagógicas entre os dois sistemas.



Seu texto deve apresentar argumentação clara e fundamentada exclusivamente nas leituras indicadas, com citação adequada de ideias principais, sempre que necessário.

 

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