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Com o advento da tecnologia, no auge de um momento histórico no qual as relações interpessoais se tornam cada vez mais virtuais, essa forma pós-moderna de violência, o bullying, atravessa as fronteiras das escolas e, até mesmo, das famílias

Com o advento da tecnologia, no auge de um momento histórico no qual as relações interpessoais se tornam cada vez mais virtuais, essa forma pós-moderna de violência, o bullying, atravessa as fronteiras das escolas e, até mesmo, das famílias – onde vigoram pequenas violências domésticas – e se transforma em cyberbullying – intimidação que ultrapassou o ambiente físico presencial –, uma forma dissimulada de bullying, na qual as agressões são virtuais. Corroborando com o exposto, Slonje e Smith (2008, p.14) definem cyberbullying como uma manifestação do “bullying que ocorre através de tecnologias modernas, especificamente por meio de telefones celulares ou da Internet”. Todavia, apesar de percebermos a ocorrência desses fenômenos em vários espaços e/ou ciberespaços, o que nos interessa investigar é a história e as memórias do bullying no cotidiano escolar e suas respectivas relações ou transformações em cyberbullying. Lima (2011) aponta que, desde 2000, o bullying tradicional começou a ser exposto na mídia brasileira; já o bullying virtual, no início de 2010.

Estes “jovens antenados”, como se auto-intitulam, apropriam-se, muitas vezes, de ferramentas úteis à comunicação e ao compartilhamento de conhecimento, para disseminarem desrespeito. Como afirma Silva (2010, p. 126):

"Os praticantes do cyberbullying ou bullying virtual utilizam, na sua prática, os mais atuais e modernos instrumentos de internet e de outros avanços tecnológicos na área da informação e da comunicação (fixa ou móvel) com o covarde intuito de constranger, humilhar e maltratar suas vítimas. Essa nova modalidade de bullying vem preocupando especialistas em comportamento humano, pais e professores em todo o mundo" (SILVA, 2010, p. 126).

O cyberbullying se dissemina na internet de forma incontrolável e por diversas redes sociais, como Facebook, Twiter, WhatsApp, Youtube, [Tik Tok] Pode-se dizer que o bullying digitalizado é a extensão do pátio da escola, onde as agressões podem continuar por longas horas depois do horário escolar. [...] Pradas (2006), a internet desperta em alguns jovens o sentimento de que não existem regras, valores e padrões de comportamento que regulem as relações da vida em rede. Os oito tipos de cyberbullying, que se distinguem:

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a) Caso a chave de busca seja um valor que esteja ausente dentro do arranjo, qual é o valor que a função buscaBinaria() retornará?

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d) Imagine que essa função precisa ser invocada dentro da função main() de um programa em C. Dessa forma, escreva a linha de código

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