Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.

Objetivo:

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.

 

O que você deve fazer:

Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.).

Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva...).

Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar), redija um texto dissertativo estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) de 20 a 30 linhas respondendo aos seguintes pontos, sem ser no formato de tópicos.

 

- Introdução: apresente brevemente a importância da História da Matemática na formação de professores.

- Desenvolvimento: descreva as contribuições matemáticas de duas civilizações antigas, contextualizando historicamente.

- Explique como esses conceitos evoluíram até aparecerem na Matemática moderna ou escolar.

- Analise como a abordagem histórica pode enriquecer o ensino, citando pelo menos uma possibilidade prática de aplicação em sala de aula (ex: uma proposta de atividade, discussão, contextualização etc.).

- Conclusão: reflita sobre os benefícios e os limites de integrar a História da Matemática nas aulas hoje.

- Aponte o que essa perspectiva agrega à sua formação como educador.

Atividades Relacionadas