Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Fazemos o seu Trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(21) 99887- 9815
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025

MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025

Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que combinem um propósito didático claro com inovação tecnológica, de forma a tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e conectado à sua realidade.

Ao mesmo tempo, o uso de materiais físicos manipuláveis também desempenha um papel fundamental no ensino de Matemática. Recursos concretos, como jogos de tabuleiro, blocos lógicos, sólidos geométricos e outros materiais táteis, ajudam os alunos a construir significados a partir da experimentação e da visualização, promovendo o raciocínio lógico, a abstração e o pensamento matemático de forma mais acessível e envolvente.

No ensino de Matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ainda há lacunas quanto à oferta de recursos adequados – tanto digitais quanto físicos – para muitos objetos de conhecimento. Por isso, como futuro docente de Matemática (e educador em campos interdisciplinares), você será desafiado, nessa atividade MAPA, a pensar o uso de tecnologias digitais e materiais manipuláveis como estratégias complementares, sempre com intencionalidade pedagógica, criando propostas que realmente contribuam para resolver problemas concretos de aprendizagem e promover uma compreensão significativa dos conteúdos.

Atividades Relacionadas

Em determinadas ocasiões, dependendo dos requisitos de uma aplicação, pode ser preciso percorrer todos os elementos de uma árvore para, por exemplo, exibir todo o seu conteúdo ao usuário.

MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025 Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que […]

Imagine que, para percorrer uma árvore, tomemos o nó raiz como nó inicial e, a partir dele, comecemos a visitar todos os nós adjacentes a ele para, só então, começar a investigar os outros nós da árvore.

MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025 Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que […]

A forma mais eficiente de efetuar pesquisa em um arranjo sem a necessidade de memórias auxiliares é a busca binária. A estratégia consiste em comparar a chave de busca

MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025 Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que […]

a) Caso a chave de busca seja um valor que esteja ausente dentro do arranjo, qual é o valor que a função buscaBinaria() retornará?

MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025 Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que […]

d) Imagine que essa função precisa ser invocada dentro da função main() de um programa em C. Dessa forma, escreva a linha de código

MAPA – MAT -TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS À MATEMÁTICA – 52_2025 Vivemos um cenário educacional em que o uso de tecnologias digitais torna-se cada vez mais imprescindível. No entanto, apenas trazer a tecnologia para a sala de aula, sem intencionalidade pedagógica, não garante a aprendizagem. Sabemos que os estudantes nativos digitais demandam propostas que […]