Etapa 1 – Análise do Problema:
- Ler o material didático e refletir sobre a necessidade contemporânea de materiais didáticos digitais e/ou materiais físicos manipuláveis.
- Identificar um objeto de conhecimento e uma habilidade da Matemática (BNCC) que careça de recursos digitais/físicos eficazes.
Etapa 2 – Desenvolvimento de Solução:
- Escolher uma plataforma ou ferramenta digital (por exemplo: Scratch, Wordwall, PhET ou kahoot) ou material físico manipulável para criar um recurso educacional digital/físico (jogos, blocos lógicos, sólidos geométricos, simulação, aplicativo, animação, mapa interativo etc.) que promova a aprendizagem ativa de um conteúdo matemático.
Etapa 3 – Elaborar um Plano de Aula que contemple:
- Segmento e série/ano de escolarização.
- Objeto de conhecimento escolhido (segundo a BNCC).
- Habilidade escolhida (segundo a BNCC).
- Objetivo(s) de aprendizagem.
- Estratégias de ensino/aprendizagem (indicando a intencionalidade pedagógica do recurso criado).
- Evidência(s) de aprendizagem esperada(s).
- Descrição de como o recurso digital/físico será utilizado.